quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Concurso Literário

O regulamento do concurso literário.



É vida vida amor brincadeira a vera
Eles se amaram de qualquer maneira a vera
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor vale a pena

Pena que pena que coisa bonita diga
Qual a palavra que nunca foi dita antes
Qualquer maneira de amor vale a aquela
Qualquer maneira de amor vale amar
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor valerá

Eles partiram por outros assuntos muitos
Mas no meu canto estarão sempre juntos muito
Qualquer maneira de amor vale o canto
Qualquer maneira de amor vale amar

Eles se amam de qualquer maneira a vera
Eles se amam é pra vida inteira a vera
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor vale amar

Pena que pena que coisa bonita diga
Qual a palavra que nunca foi dita diga
Qualquer maneira que eu cante esse canto
Qualquer maneira de amor me vale cantar
Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor valerá




beeijinhos!

Apostila de Química

Oi lindinhos!
Como já tinhamos dito antes, queremos colocar as folhas disponíveis na xerox aqui. Quando é uma ou duas folhas postamos direto no blog que dá salvar sem gerar muuito trabalho. O problema é que a apostila de química tem 13 páginas, seria um saco ficar clicando e salvando todas as imagens; então um anjo, super prestativo da 1103 chamado Luiz Eduardo me ajudou muuuuito zipando o arquivo e botando na megaupload; muito obrigada. Esse é o link, agora que sabemos que é possível fazer isso vamos abusar da boa vontade dele e postar outras apostilas. Qualquer problema com o link avisem pelos comentários.

Apostila de Química

vocês precisam tem o Winrar no computador para poder abrir a apostila.

beijinhos!

Lista de Exercícios - Física

Esse é o simulado que o professor Robson colocou hoje na xerox. Ele vai ser usado no sábado então sugiro que você peguem logo aqui ou na xerox.



beijinhos!

Monitoria de Física

Oi galerinha! O professor Robson colocou algumas informações no quadro sobre a monitoria de física, são elas:

Horário: 13:00 às 14:30
Início: 07.10.10 (quinta-feira)
Termino: Véspera da prova
Professoras: Camila e Barbara (UERJ)
OBS: A monitoria não é uma aula, ela é apenas para tirar dúvidas.

é isso beijinhos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dia da Física

Como vocês sabem o dia da física está chegando e nós decidimos colocar os temas das turmas pra que as pessoas possam ir se adiantando. Gente, vale 1,5 de bônus na terceira certificação de física.

O conteúdo do anexo B são os temas a seguir.
TEMAS
Temas da turma 1101
Grupo A - Nossa estrela, o Sol. A radiação infravermelha tem influência no efeito estufa?
Grupo B - A estrutura da Via Láctea. É possivel planeta(s) semelhantes à Terra? Nós podemos habitá-los?
Grupo C - A evolução do universo. A teoria da evolução de Darwin pode ser aplicada?
Grupo D - Buraco Negro. Ele pode destruir planetas? Qual a sua importância para o universo?
Gurpo E - A grande explosão - Big Bang. O universo está expandindo ou contraindo. Existem outras teorias? Como confrontá-las?

Temas da turma 1103
Grupo A- Usina Termoelétrica; Como funciona? Vantagens e Desvatagens. Abordar as questões ambientais.
Grupo B- Usina Nuclear; Como funciona? Vantagens e Desvatagens. Abordar as questões ambientais.
Grupo C- Usina Hidroelétrica; Como funciona? Vantagens e Desvatagens. Abordar as questões ambientais.
Grupo D- Energia Eólica; Como é gerada? Vantagens e Desvatagens. Abordar as questões ambientais.
Grupo E- Energia gerada a partir das marés, existe? Abordar as questões ambientais.

Temas da turma
1105
Grupo A - As emissões industriais de CO² estão aquecendo, de fato, o meio ambiente?
Grupo B - Descreva o funcionamento de uma geladeira. O que representa o selo Inmetro?
Grupo C - Como funciona o microondas, qual a física envolvida? Qual a diferença de um fogão a gás?
Grupo D - Nanotecnologia, o que é? É o futuro ou o presente? Como pode nos ajudar?
Grupo E - Física e música. Tem relação? A partitura musical pode ser descrita em termos físicos?

Então galerinha, algumas folhas minhas ficaram manchadas de tinta, as outras serão postadas. O que dizia, basicamente, nessas folhas era o seguinte:

REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS


Os temas serão expostos em cartazes explicativos, maquetes, vídeos, etc. não havendo necessidade de apresentar demonstrações matemáticas complexas, mas sim estabelecer relaçoes lógicas inteligentes que permitam ao publico entender os conceitos envolvidos.

Caso haja necessidade de material especial; amplificador, TV, DVD, etc. o mesmo deverá ser solicitado por escrito, somente, ao professor Robson, com identificação do grupo e grande antecedencia.

Para sanar qualquer dúvida o e-mail diadafisica@yahoo.com.br foi disponibilizado.


NORMAS

  • O trabalho deverá ser apresentado no pátio da escola com uma maquete, dois cartazes (no máximo), vídeos, etc.
  • Todos os grupos deverão enviar, impreterivelmente até o dia 14 de outubro de 2010, para o entereço eletronico diadafisica@yahoo.com.br ou entregar ao professor Robson a prévia do trabalho de acordo com o modelo descrito no anexo A.



SITES SUGERIDOS PARA PESQUISAS.

CDPF - www.cdpf.br (não sei porque mas o site está dando problema)

Acho que é só isso pessoal, se faltar alguma coisa por favor avisem.
beijinhos!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exercícios - Química

Oi galerinha, essa aqui era a prova de Química do ano passado.



Talvez esteja meio difícil de entender as opções da questão 5. São elas:
a) SO
2, Pb(NO3)2, PbSO3
b) SO
3, NaNO3, Na2SO3
c) H
2S, Pb(NO3)2, PbS
d) H
2S, NaNO3, Na2S
e) H
2S, Pb(NO3)2, Pb(OH)2


beijiinhos!

sábado, 25 de setembro de 2010

Exercícios - Química

Oi, galerinha! O Angelo da 1101 me passou esses exercícios de Química, e algumas provas do terceiro trimestre que mais tarde eu vou colocar aqui. Qualquer dúvida vocês podem postar nos comentários. Lembrando que as professoras são diferentes, então antes de surtarem por não entender alguma coisa perguntem para a nossa professora de Química.



1) Completar as reações químicas.
  1. BaO + H2O → _____________________
  2. CO2 + H2O → _____________________
  3. Na2O + HCl → ____________________
  4. HCl + Mg(OH)2 → _________________
2) Escrever o nome dos compostos abaixo:
  1. Al2(SO4)3 → ______________________
  2. ZnO → _________________________
  3. HBr → __________________________
  4. Li2O2→ _________________________
  5. NaOH → ________________________
3) Classificar os óxidos abaixo:
  1. CO → _________________________
  2. Al2O3 → ______________________
  3. H2O2 → _______________________
  4. Pb3O4 → ______________________
  5. Li2O → _______________________

beijinhos!

Anotações - Biologia

Essas informações foram ditas nas aulas de Biologia nos dias citados. Isso apenas complementa a matéria do caderno.

Fotossíntese; 28.08.10
- Se houver uma quantidade excessiva de CO2 em um ambiente, não haverá O2 para a planta respirar. É como se ela morresse intoxicada , ou seja, começa a faltar O2, ocorre a morte celular e a fotossíntese não pode acontecer.
- A quantidade de alimento produzida na fotossíntese varia no decorrer do dia.
- Som e luz são duas ondas diferentes, mas é possível transformar uma em outra se alterarmos a frequência.
- Temos em um extremo o infravermelho e no outro o ultravioleta. Nós não enxergamos esses extremos, só o que está entre eles. Nosso olho só enxerga imagens refletidas.
- A luz verde não seria boa pra planta, pois ela refletiria a luz em vez de absorvê-la.

Fotossíntese; 02.09.10
- O RDP funcioná como um suporte para o CO2 e, posteriormente, para os hidrogênios transportados pelo NADPH2.
- Para formar a glicose, utiliza-se o C, O, H retirados do CO2 e do NADPH2.
- Não se usa todos os 12 PGAL porque não haveria como reagrupar os PGAL para formar RDP.
- No caso da batata, que é rica em amido; ela em vez de fazer o ciclo da pentose e formar um glicídio ela ‘guarda’ o PGAL e forma uma molécula de amido.

Fotossíntese; 09.09.10
- Independente da equação escolhida, o produto é o mesmo. Moléculas inorgânicas vão reagir com a luz e gerar matéria orgânica.
- Aprendemos no Pedrinho que o oxigênio vira gás carbónico mas isso é ERRADO. O oxigênio aparece com a quebra do H2O.

Respiração Celular; 14.09.10
- O grande problema das dietas de proteína é que elas sobrecarregam os rins. A parte amina da proteína deixa a urina amarelada. Ela funciona por um tempo, pois, o corpo gasta a reserva de lipídios.
- Todo ácido tem hidrogênio. Logo, se os átomos de H que sobram da quebra da glicose fossem liberados no organismo, haveria acidose, o meio ficaria muito ácido e a célula morreria. Para que isso não aconteça, o oxigênio se junta a esses átomos de hidrogênio, gerando água e impedindo a acidificação do meio.
- Sem as mitocôndrias só, a primeira etapa da respiração celular seria realizada. A mitocôndria melhorou o aproveitamento de energia das células.

Respiração Celular; 21.09.10
- Durante o primeiro e segundo processos, são geradas moléculas transportadoras de hidrogênio, para que ele não sobre e torne o meio ácido.
Glicólise
- O ácido pirúvico é basicamente a metade da molécula de glicose. Porém, sobram alguns átomos de hidrogênio, que serão usados na terceira etapa para gerar energia.
- Para os organismos que fazem fermentação, o processo de obtenção de energia termina na glicólise gerando ácido lático ou álcool.
Ciclo de Krebs
- Até a produção de acetil, o processo foi feito no citoplasma. Para continuar o processo, ele precisa entrar na mitocôndria ; o agente transportador do acetil é a coenzima A ou (CoA), que se junta ao acetil formando acetilcoa. Por ser transportadora, ela apenas leva o acetil para dentro da mitocôndria e depois volta para o citoplasma, para realizar o transporte novamente.
- O ácido pirúvico perde um átomo de carbono (que vira CO2). Por isso quando se divide e vira acetil, fica com só dois carbonos. A quebra da glicose forma dois ácidos pirúvicos por isso todo o processo tem de ser multiplicado por dois.

beijinhos! hihi

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Roteiro de Estudos - Prova de Apoio de Física.

Bem pessoal, como todos já sabem, a prova de recuperação de Física foi prorrogada para o dia 21 de setembro (terça-feira) de 13h às 14h45min. Os pontos nodais são os mesmos que foram da nossa prova do 2º trimestre. Eis o roteiro de estudos:
1ª questão: Cinemática Vetorial.
2ª questão: Queda Livre.
3ª questão: Lançamento Horizontal.
4ª questão: Lançamento Oblíquo.
5ª questão: Lançamento Vertical.
6ª questão: Lançamento Horizontal.
7ª questão: Cinemática Vetorial.
8ª questão: Lançamento Oblíquo.
É isso, pessoal. Beijos, estudem.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Oi galerinha!

Precisamos pedir desculpas por não postar os resumos a tempo das provas de apoio. Mas queríamos ter certeza de que eles seriam revisados pelos professores para evitar que alguma coisa errada fosse postada. Também precisamos dizer que temos pouco material, apesar de estarmos fazendo os resumos da terceira certificação. Colocamos o link de um site de exercícios de matemática que a Jennifer (muito obrigada) mandou em um comentário. Gente, é importante que vocês nos ajudem porque mesmo correndo atrás de exercícios, resumos e afins com os professores, precisamos que vocês também colaborem enviando coisas para o e-mail (cadernodeapoio@yahoo.com.br), nos comentários ou falando individualmente com as representantes.
Estamos organizando o calendário com as avaliações que somarão os 3 pontos para todas as matérias e todas as turmas; assim que os professores marcarem as datas divulgaremos aqui. Além disso os tópicos sobre o dia da física, e na quinta-feira provavelmente o regulamento já estará aqui.
Caso estejamos esquecendo de alguma coisa por favor nos avisem.
Bom, é isso. Beijinhos!

Resumo e Exercícios - Francês

Para a turma 1103, de francês, um resumo sobre a matéria do 2º trimestre com exercícios, contendo gabarito, tudo revisado pela nossa profª Katarina. (:

Resumo de Francês

Les Comparatifs
- Adjectifs et verbes:
(+) Plus ___________ que/qu'. Ex.: Le Brésil est plus grand que la France.
(-) Moins _________ que/qu'. Ex.: La France est moins grande que le Brésil.
(=) Aussi ___________ que/qu'. Ex.: Le Mali est aussi grand que la France.
- Noms
(+) Plus de/d' _______ que/qu'. Ex.: Il y a plus d'habitants en France qu’au Mali.
(-) Moins de/d'______ que/qu'. Ex.: Il y a moins d'habitants au Mali qu’en France.
(=) Autant de/d' _____que/qu'. Ex.: Il y a autant de Maghrébins que d'Africains.

Les Pronoms Compléments
Les pronoms directs: le (l'), la (l'), les.
Les pronoms indirects: lui, leur.
- Dans le passé composé, le pronoms complements se placent avant l'auxiliaire être ou avoir.
1) Affirmatif (COI): Tu as écrit à Pierre? R.: Oui, je lui a écrit.
2) Negatif (COI): Tu n'as pás répondu à Mathilde? R.: Non, je ne lui ai pas répondu.
3)Affirmatif (COD): La police a expulsé Letícia et Gisela. R.: La police les a expulsées. (feminin, plurial)
Obs.: Dans ce cas, on accorde le participe passé avec le pronom complement direct.
4) Negatif (COI): Tu as fini tes exercices? R.: Non, je ne les ai pas finis. Há :P
- Dans l'impératif affirmatif, le pronom complément se place aprés le verbe (moi et toi):
1) Affirmatif: Appelle-le. Envoie-lui. Montre-moi.
2) Negatif: Ne l'appelle pas. Ne lui envoie pas. Ne me montre pas.

Les Pronoms Relatifs (QUI, QUE ou OÙ)
1) C'est un pays. Ce pays a pour capitale Lomé.
"Há repetição de 'pays', que é o sujeito da frase… Então usaremos o 'qui'."
R.: C'est un pays qui a pour capital Lomé.
2) C'est un pays. Mamadou aime ce pays.
"Há repetição de 'pays' que é no caso algo que Mamadou ama, ou seja, complemento."
R.: C'est un pays que Mamadou aime.
3) C'est un pays. Ouagadougou se trouve dans se pays.
Ougadougou se encontra aonde? Complemento de lugar"
R.: C'est le pays oú Ougadougou se trouve.

DES EXERCICES
1) Complète avec qui, que et ou.
a) C'est le pays _____ a gagné la Coupe du monde de football 2006.
b) C'est le pays _____ se trouve de lac de Chapala.
c) C'est le pays _____ Jacques Cartier a découvert.
d) C'est le pays _____ coule le fleuve Yan-Tseu-Kiang.
e) C'est le pays _____ l'on appelle pays du soleil levant .
f) C'est le pays ______ se trouve au sud-ouest de la France.

2) Complète avec les pronom relatif.
Julien: Qu'est-ce que c'est le bruit ______ j'entends depuis une heure?
Laurène: J'apprends à jouer du bongo. Le bongo, c'est l'instrument ______ me plait le plus.
Julien: C'est africain?
Laurène: Euh… oui et non. Les Africains ______ arrivaient en Amérique Latine ont introduit les premiers bongos. Mais c'est à Cuba ______ on joue le vrai bongo.
Julien: Et c'est quelque chose ______ tu peux apprendre toute soule?
Laurène: Non, il faut prende des lençons.
Julien: Où?
Laurène: Moi, c'est au Centre culturel Sohane Benziane ______ je vais.
Julien: Et c'est difficile?
Laurène: Tu veux essayer?
Julien: Non merci, je n'ai pas envie de jouer d'um instrument ______ fait autant de bruit!

3) Indique la forme correct:
a) Ta valise, tu l'as preparé / as préparée.
b) Les plantes, tu les as soigné / les as soignés / les as soignées.
c) Ton passeport, tu l'as oublié / l'as oubliée.

4) Reponds sans repeater:
a) Tu as vu les frères de Martine?
Oui, _______________________.
b) Vous avez expliqué les raisons du problème?
Non, __________________________________.
c) J'ai pris la bonne décision?
Oui, ___________________.

5) COD ou COI? Complète:
a) On ____ connait, l'ami de Pierre.
b) Nous ____ avons raconté l'histoire. Il ____ ont aimée.
c) Elle va ____ dire la verité, mais il continuera à ____ aimer.
RESPOSTAS:
1) a) Qui - "Quem ganhou? Será um sujeito, então qui"
b) Où - "Se encontra aonde? Complemento de lugar"
c) Que - "O que Jacques descobriu? Um pato? Ahá, um é complemento." :P
d) Où - "O rio Yan-Tseu-Kiang (se pronuncia JHADJSDKIANJU) corre aonde? Complemento de lugar."
e) Que - "A gente chama o Japão de sol nascente. Se ligou? O JAPÃO. Complemento."
f) Qui - "Quem se encontra au sud-ouest da França? Ahá, Quem é sujeito boladão."

2) a) QUE. "O que ele ouviu durante uma hora? Um barulho. Complemento."
b) QUI. "O bongo dá 'prazer' à ela (tradução ao pé da letra, mas enfim...). O que dá prazer ela? CUIDADO, o que dá prazer a ela é o sujeito da frase, que é o bongo.
c) QUI. "Quem chegou na América Latina? Os africanos que são 'os sujeitos' (euri) da frase"
d) OÙ. "A gente toca o verdadeiro bongo AONDE? Em Cuba minha gente!"
e) QUE. "Amigs, eu não consigo traduzir essa frase... Mas enfim, é O QUE você pode aprender sozinho."
f) OÙ. "Eu vou AONDE? No Centro Cultural"
g) QUI. "O que faz barulho? O que faz a ação é um SUJEITO. Ah lesk (?), é QUI."

3) a) As préparée. "Então, SÓ com COMPLEMENTO DIRETO (l', le, la e les) e no PASSADO COMPOSTO deve ter a concordancia.
b) Les as soignées. "As plantas é feminino e plural."
c) L'as oublié."Passaporte é masculino e esá no singular."

4) a) Oui, je les ai vus.
b) Non, je ne les ai pas expliqués.
c) Oui, tu l'as prise.

5)a) La. "Eu faço assim nesse exercício: A gente conhece A amiga de pierre."
b) Lui/L'. "Nós vamos contar À ele a história. Ele vai amar A história."
c) Lui/L'. "Ela vai dizer a verdade AO namorado (inventa um nome, sei lá). Ele vai continuar amar a Letícia."

América Portuguesa - História

Pessoal, aí em baixo vai a matéria sobre América Portuguesa, dada pelo profº Eduardo Parga de história, que está na xerox, e também uma apresentação de powerpoint, da aula de hoje dia 14/09.


AMÉRICA PORTUGUESA

1 – PERÍODO PRÉ-COLONIAL (1500 – 1530):

- Exploração predatória do pau-brasil.
- Mão-de-obra indígena: ESCAMBO
- Interesse francês no pau-brasil.
- Prejuízos no comércio oriental: aumento da concorrência.

2 – ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:

- Descentralização: Capitanias Hereditárias (a Coroa repassava os cus -
tos aos particulares).
- Carta de Doação: legitimava a posse da Capitania pelo donatário.
- Forais: estabelecia os direitos e deveres dos donatários.
- Criação do Governo Geral (1548): “dar ajuda e favor”


3 – ECONOMIA:

3.1 – Empresa Açucareira:

. Ausência de autonomia dos produtores.
. Interesse no mercado externo.
. Experiência portuguesa em ilhas do Atlântico.
. Boas qualidades de solo e condições climáticas.
. Holanda: Financiamento, refino e distribuição do açúcar.
. Produção monocultora, latifundiária e trabalho escravo.
. Decadência:
- União Ibérica (1580 – 1640): a Espanha passa a dominar Portugal.
- “Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar...”: Guerra entre
Espanha e Holanda.
- Espanha proíbe o comércio açucareiro com a Holanda que invade o
Nordeste brasileiro.
- Domínio Holandês no Nordeste (1630 – 1654).
- Insurreição Pernambucana: os holandeses são expulsos em 1654 e
iniciam produção de açúcar nas Antilhas.
- Intensificação dos movimentos bandeirantes pela busca de metais.


3.2 – Mineração (1693 – 1760):

. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás ¦ ouro e diamantes.
. Grande afluxo de pessoas X Interesses paulistas:
Guerra dos Emboabas (1707/9)
. Intensa fiscalização da Coroa portuguesa:
. O Quinto: a Quinta parte do ouro era arrecadado pela Coroa portu -
guesa.
. Casas de Fundição: nesse órgão, o ouro era fundido e transformado
em barras e separado o quinto da Coroa portuguesa.

3.3 – Drogas do Sertão:

. Produtos extraídos na Amazônia.
. Importantes elementos de ocupação: o jesuíta e o índio (habitavam as
MISSÕES)

3.4 – Atividades auxiliares:

. Pecuária
. inicialmente, o gado era usado na lavoura açucareira como transporte
e animal de tração na moagem da cana.
.”Caminhos do gado” : sertões de fora (de Salvador pelo litoral nordes-
te – norte) e sertões de dentro (caminhos pelo interior seguindo o cur-
so dos rios.).
. Difusão pelo interior da região nordestina, do norte e região sul.

. Tabaco e aguardente:
. Mercadorias utilizadas para escambo na África: compra de escravos
. Tabaco: Recôncavo Baiano.
. Aguardente: subproduto do engenho de açúcar.

A PRINCIPAL CONSEQÜÊNCIA DA EVOLUÇÃO ECONÔMICA FOI A EXPANSÀO TERRITORIAL.

4 – SOCIEDADE:

- Região açucareira:
. Senhor X Escravo ¦ não havia mobilidade social (havia uma ca -
mada intermediária de homens livres dependentes do senhor de
engenho)

. Predomínio de um rígido patriarcalismo.


- Região da pecuária:

. Mobilidade social: os vaqueiros tinham a possibilidade de criar o
seu próprio rebanho (de 5 em 5 anos, a quarta cria era dele.)
- Região das minas:

. Aumento da possibilidade de mobilidade social devido a maior cir-
culação da riqueza móvel.
. Predomínio dos senhores das minas, seguido de uma camada in -
termediária formada por profissionais liberais, funcionários, arte -
sãos e comerciantes. A base da sociedade mineradora era escra -
vista.
. Predomínio da vida urbana.
. Intensa vida cultural.

- A Capitania de São Vicente e os bandeirantes:
. Os vicentinos – habitantes da Capitania de São Vicente que viviam
em extrema pobreza. As bandeiras representaram a solução para a
sua pobreza.
. Bandeirismo – movimentos de expedições organizadas tanto pela
iniciativa privada como pelo governo colonial nos séculos XVII e
XVIII.
. As principais atividades das Bandeiras:
- Bandeiras de apresamento (séc. XVII) ê caça e escravização indígena.
- Bandeiras de prospecção (busca de metais preciosos, séc. XVII).
- Bandeiras de sertanismo de contrato (séc. XVIII) – combate a índios
hostis e quilombos.

- As missões (no vale amazônico e na região sul) – núcleos de povoa -
mento organizados pelos jesuítas para efetivação da catequese indí -
gena/economia auto-suficiente/constante alvo dos bandeirantes.